21/01/2021 | CEMRIO
Feliz 2021. Estamos começando mais um novo ano, e como todos, gostaríamos que realmente tivéssemos um feliz Ano Novo.
Temos muitas esperanças neste novo ano. Vejo na opinião de muitos, uma grande expectativa quanto ao que acontecerá, criando esperanças de que tudo se resolverá, e por isso, fico preocupado com o resultado disto tudo.
Se todas as coisas que nos foram faladas e prometidas, não forem feitas, ficaremos frustrados e decepcionados.
Temos, todos nós, brasileiros, talvez por nossas origens pacíficas, um comportamento muito submisso. Passamos eternamente esperando um salvador. Gostamos e veneramos ídolos. Sempre procuramos um herói que nos represente e que possa resolver todos os nossos problemas, não importa quantos sejam nem quais sejam, um herói resolveria tudo para todos.
Não é bem assim que a banda toca, como diriam meus avós. Precisamos também colaborar, fazendo a parte que nos compete.
Somos capazes de nos solidarizar com pessoas que nunca vimos, mas que por um infortúnio qualquer estão necessitadas, e então mandamos comida, abrigos, roupas e muito mais. Também de ir às ruas chorar pela morte de um ídolo do esporte, ou por um artista, numa mobilização nacional.
Mas somos incapazes de nos organizar para exigir aquilo a que temos direito. Criticamos e até zombamos dos políticos corruptos, mas não somos capazes de lhes exigir a renúncia e jamais lhes dar nossos votos novamente.
Não sabemos como agir quando vemos os esforços que fazemos, todos nós da sociedade, para a construção de um Brasil melhor, serem diariamente jogados fora por aqueles que por nós foram nomeados para bem servir ao País.
Nos falta o quê? Cidadania? Civismo?
Somos todos brasileiros que se vestem de verde e amarelo uma vez a cada quatro anos, para torcer por nossa seleção de futebol, penduramos a bandeira de nosso time nas janelas toda vez que ele é campeão. Mas parece que temos vergonha de mostrar a bandeira do nosso Brasil pelo resto do ano.
Precisamos demonstrar o quanto amamos este País, que estamos todos juntos torcendo por nosso sucesso o ano todo, em todos os anos.
Precisamos nos orgulhar de onde vivemos, exigir nossos direitos, e apontar e exigir que aqueles que não cumprem com o seu dever de cidadão, sejam punidos. Precisamos acabar com a ideia de que tudo aqui é permitido, desde urinar nas ruas até a insegurança que nos sobressalta.
Precisamos denunciar todos aqueles que não querem ser cidadãos e exigir de todas as autoridades dos poderes legislativo, executivo e principalmente do judiciário, as ações necessárias para que se restabeleça uma organização social. E que essa seja compatível com a grandeza e a representatividade do nosso País.
Sejamos criativos e esperançosos.
Precisamos neste momento, realmente acreditar que teremos um novo ano e temos que fazer a nossa parte.
Não vamos nos abater se as coisas não acontecerem tão rápido quanto queremos e precisamos, mas vamos continuar trabalhando e lutando para fazer deste Brasil, um grande Brasil.
Vamos todos nós, juntos, desejarmos uns aos outros um feliz Ano Novo, acrescido do comprometimento de cada um para que isto aconteça. Assim, certamente, teremos um feliz Novo Ano, todos os anos.
Carlos Baptista- Comitê Empresarial Metalúrgico – Sinmetal