O SINMETAL – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas no Município do Rio de Janeiro foi fundado em 09 de setembro de 1937. Sua História é de glórias! Apesar das várias transformações vividas ao longo de sua existência, pode-se afirmar, pela leitura de seus arquivos, que é verdadeira fonte da História Industrial Brasileira e até hoje, mesmo diante dos momentos mais difíceis, das crises econômicas, políticas e sociais que o Brasil e o Rio de Janeiro sofreram, nestes 86 anos de sua existência, os princípios que nortearam a Entidade sempre foram os da transparência, da ética e de muita luta em busca de uma economia estável, da geração de renda e emprego, do crescimento industrial, do bem-estar social e do fortalecimento das empresas, independentemente do seu tamanho, faturamento ou condição econômica.
Em 2021 o SINMETAL criou o CEM RIO, um Comitê Empresarial referência para interação dos negócios no Rio de Janeiro, agindo como um fórum de discussões, sugestões e busca de soluções para o segmento.
Em 2022, o Comitê passou a ser considerado como um Centro Empresarial e o nome CEM RIO – CENTRO EMPRESARIAL DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO foi aprovado para constar do Estatuto da Entidade como seu nome de marca. Na prática, portanto, será conhecido como CEM RIO e dele poderão participar empresas metalúrgicas e outras que exerçam atividades afins ou com interesses similares, que desejarem participar do CEM RIO.
Assim todas as atividades sociais serão conduzidas pelo CEM RIO, um nome que nasceu forte, um Centro que reúne empresários com o objetivo principal de fortalecer as micros, pequenas, médias e grandes empresas.
DIRETORIA
QUAIS OS OBJETIVOS DO CEM RIO?
O principal objetivo do Centro Empresarial das Indústrias Metalúrgicas do Município do Rio de Janeiro é ser um canal de negócios, tornando-se um facilitador para a busca de soluções e alternativas de gestão, diante da velocidade das mudanças tecnológicas e administrativas, que exigem constantes atualizações dos empresários, que necessitam de maior interação entre as organizações, para melhor entender e atender o mercado, produtos e serviços. Além disso, representar, amparar e defender os interesses das empresas associadas, especialmente perante aos órgãos de classe e os poderes públicos federais, estaduais e municipais, pleiteando, estudando, negociando e propondo soluções para as questões relativas à atividade industrial, sua manutenção e desenvolvimento.